1.2 – Introdução ao Monitoramento com CheckMK – Conceitos Básicos (5 Minutos)

Você está aqui:
< All Topics

Tempo Estimado: 5 Minutos

O CheckMK inicialmente foi concebido como um complemento para o Nagios, ele fornece uma interface para simplificar a operação e o gerenciamento do monitoramento. Meu primeiro contato com a solução foi no final de 2013, no entanto a solução era usada para a operação do monitoramento e não para o gerenciamento completo que é o que pretendo abordar. Os conceitos básicos referem-se a:

  • Hosts: Em tradução direta podemos dizer que seriam os hospedeiros, eu gosto de traduzir como ativo ou mesmo ativo de rede. Basicamente tudo que tem ip pode ser considerado como um host, um host pode ser ligado, desligado, ter o seu parent (Vou abordar em breve) desligado ou mesmo passar por uma parada programada.
  • Services: Em tradução direta podemos dizer que são os serviços de um Host, eu gosto de traduzir como Componente de Ativo de Rede. Um Service pode ser qualquer verificação que é relacionada a um Host, como verificação de disco, memoria ou CPU se tratando que o Host é um servidor qualquer. Se o nosso Host fosse um Switch poderíamos ter um Service para cada interface de rede por exemplo.
Anterior 1.1 – Escopo (10 Minutos)
Próxima 1.3 – Estados de Hosts (Ativos) e Services (Componentes) (5 Minutos)
Sumário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *