CMK8Conf – 2022 – Dia 03 (05 de Maio de 2022)

Este dia chegou bem rápido e foi tão bom como todos os outros. Existiam as seguintes opções de WorkShop, podendo ser pela manhã, tarde ou o dia todo. Vale destacar que a procura foi muito alta e varios estavam esgotados semanas antes do evento:

Workshops de dia inteiro
Workshops Matutinos
Workshops Vespertinos

Eu me inscrevi no Workshop #9: Enhancing Checkmk with network visibility and cybersecurity traffic analysis (EN, morning). Vale destacar que existiam opções de Workshops em inglês ou em alemão.

Achei extremamente relevante a integração que o CheckMK oferece com o nTop (Enterprise ou Professional), o processo se mostrou bastante simples e ter todas as informações em um único local se mostrou bastante poderoso em operações do dia a dia. O nTop realiza a escuta de rede consolidando as informações de todos os pacotes transmitidos e fornecendo uma simples visualização de todos os dados consolidados. Em sumo fica fácil de se obter por exemplo quem esta usando e como esta usando a comunicação em sua rede. Gostei bastante e pretendo em breve montar um laboratório para testar a solução e claro ensinar como fazer também.

Presente que recebi, fui o visitante que veio de mais longe. Fiquei muito alegre pelo presente.
Na volta consegui andar um pouco em Portugal.
Encerrando a viagem com chave de ouro.

Estes dias lá em Munique vou guardar com muita satisfação, foi um período maravilhoso. Além de ser o único visitante da América Latina também fui o que veio de mais longe. Tive de fazer um esforço mental e financeiro muito grande para conseguir fazer esta viagem, apesar de ter ido sozinho em nenhum momento me senti assim por lá, contei com muitas pessoas e tenho certeza de que se dependesse apenas de mim esta viagem não teria sido possível. Agradeço a Deus pela serie de situações que possibilitou esta viagem, pois qualquer variável que tivesse sido diferente a viagem não teria ocorrido. Agradeço a todos que me ajudaram com dicas e responderam todas as minhas duvidas, a viagem teria sido muito mais complicada sem este apoio. Agradeço também ao time da Tribe29, satisfação em conhecer e trabalhar com a excelente ferramenta que é o CheckMK.

Voltei com muitas ideias e quero colocar tudo ou quase tudo aqui no blog, aos poucos também vou trazer o conteúdo que existia no antigo site em um novo formato.